24 de junho de 2011

Justiça determina afastamento de vereador de Aracruz Gilberto Furieri (PMDB) é acusado de nomear funcionários fantasmas


Dois secretários do vereador também foram afastados
DA REDAÇÃO MULTIMÍDIA

Gil Furieri PMDB


foto: Edson Chagas

Gilberto Furieri (PMDB) é acusado de nomear funcionários fantasmas.
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) determinou o imediato afastamento do vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Aracruz Gilberto Furieri (PMDB), bem como dos seus secretários parlamentares Gilberto Luiz Pinheiro e Jardel Gouvêa de Souza. O mandado foi expedido pela juíza Trícia Navarro Xavier Cabral nessa quarta-feira (22). Furieri é acusado de nomear funcionários fantasmas para fins políticos. A decisão está publicada no site do TJ-ES.

Veja mais notícias no Gazeta Online Norte

Furieri foi alvo de uma denúncia do Ministério Público Estadual (MPES), entregue à Vara Criminal do município. A ação foi protocolada na última terça-feira (21). Conforme o documento, a Câmara Municipal de Aracruz possuía grande número de funcionários sem que eles tivessem qualquer tipo de função específica. Em depoimento à Justiça, os servidores não conseguiram explicar para quais funções foram contratados, o que caracterizou a hipótese de funcionários fantasmas.

De acordo com o TJ-ES, assessores de Furieri eram nomeados por razões de amizade, filiação partidária ou por outras questões eleitoreiras. A maioria deles também desenvolvia outras atividades profissionais fora da casa legislativa. Gilberto Luiz Pinheiro e Jardel Gouvêa de Souza, além de não exercerem as atividades para as quais foram nomeados, desconheciam até quem seriam seus colegas de trabalho.

A decisão da Justiça também determinou a indisponibilidade dos bens de todos os envolvidos. Além disso, os acusados terão 70% dos salários retidos, via desconto mensal em folha de pagamento e depósito em conta judicial remunerada. A medida é para restituir os valores desviados dos cofres da Câmara Municipal. A Câmara foi intimada a cumprir o afastamento e providenciar a imediata posse do suplente do vereador. Furieri e os secretários não foram localizados para comentar a decisão da Justiça.

Histórico de afastamentos em Aracruz

Paulinho da Vila (PT), Luciano Frigini (PSB)e Ronis do Devens(PDT) "Rachid"
                                                                    

Atualmente, quatro parlamentares estão afastados por pedido proveniente do MPES. Luciano Frigini (PSB); Ronis do Devens (PDT); e Paulinho da Vila (PT), são acusados de obrigar assessores a participar de esquema de "rachid", no qual ficavam com parte do salário deles, e de manter "servidores fantasmas" em seus gabinetes.



George Coutinho (PDT)
   Pelo mesmo motivo, George Coutinho (PDT) permanece preso desde abril com seu pai, Pedro Coutinho, e seu assessor Bruce Ferreira Kenneth. Com nove vereadores, a Justiça determinou a posse dos suplentes para garantir quórum na Casa.

Ademar Devens (PMDB)
Se no Legislativo a situação de Aracruz não é boa, no Executivo não é muito diferente. O prefeito Ademar Devens (PMDB) chegou a ser afastado em outubro passado - pela segunda vez - por fraude em licitações. Uma liminar, porém, reconduziu Devens ao cargo no início de maio. Ele responde a ações de improbidade e denúncias na área criminal.

Práticas irregulares de improbidade administrativa ainda levaram, na última segunda-feira, ao afastamento de duas servidoras da prefeitura. Elas teriam fraudado diversas licitações realizadas pelo Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE). As duas dariam preferência na contratação de três empresas onde têm parentesco próximo.

Prefeito foi afastado e voltou ao cargo

Executivo

Afastamentos: Prefeito desde 2005, Ademar Devens já foi afastado do cargo duas vezes acusado de improbidade administrativa.

Acusação: Devens passou 158 dias afastado das funções, de outubro a maio, por ação do MPES que o acusa de fraude em licitações. O custo do contrato sob suspeita é de R$ 1 milhão.

Servidoras: Também por irregularidades em licitações, duas servidoras foram afastadas na segunda-feira. Elas beneficiariam empresas em que têm parentes próximos.

Legislativo

Ação criminal: O vereador Gilberto Furieri (PMDB) foi denunciado na terça-feira pelo MPES na Vara Criminal de Aracruz.

Vereadores: Outros quatro parlamentares já estão afastados por prática de "rachid" - se apropriar de parte do salário de servidores - e por manter funcionários fantasma. George Coutinho (PDT) inclusive está preso.

(Com informações do jornal A Gazeta)

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .