29 de junho de 2011

Conjunto de casas que têm recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, está vazio e depredado

foto: Eduardo Fachetti
Obra do PAC abandonada na Serra
O conjunto de 92 casas populares na região da Grande Jacaraípe teve as obras paralisadas em agosto do ano passado


Uma obra incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que custou quase R$ 12 milhões está abandonada no município da Serra. O Residencial Costa Dourada, um conjunto de 92 casas populares na região da Grande Jacaraípe, teve as obras paralisadas em agosto do ano passado. O local, que já foi ocupado por populares, hoje está inutilizado, e as casas que deveriam abrigar moradores de baixa renda, estão vazias e depredadas.

A situação tem incomodado a população do entorno. Não só pelo custo da obra, mas porque o local se transformou em depósito de lixo e entulho. O carroceiro Ivanilson dos Santos diz que a região se tornou perigosa. "Essa região, com as casas fechadas, ficou perigosa. Tem muitos assaltos, coisa errada, muitos usuários de drogas", reclamou.

Quem também se queixa da situação é a ajudante de cozinha Nilzete Coutinho, que passa pela região com frequência.
"É muito perigoso manter essas casas aí abertas. Pode entrar alguém aí e se esconder; eu mesma já vi muitos homens suspeitos por aqui. Os 'guardinhas' chegam perto, olham, mas mesmo assim é arriscado".

Ocupação

Em novembro do ano passado, famílias de Jacaraípe, Vila Nova de Colares e Feu Rosa chegaram a invadir as casas populares, alegando que se a prefeitura não destinava as unidades às pessoas certas, o espaço deveria ser usado por quem não pode pagar aluguel. A polícia foi chamada e, em poucos dias, todos foram retirados. Hoje o residencial está cercado por cercas de arame farpado.

Mas na opinião da dona de casa Andreia dos Santos, o local não tem segurança alguma. "Eu acho aquilo meio esquisito. Já estive ali nas proximidades brincando com meu filho, e senti uma espécie de pavor quando passei por ali", relatou a moradora, que está há cerca de um mês vivendo em Jacaraípe.

Prefeitura diz que está de olho, mas...

Por meio de nota, a Prefeitura da Serra informou que o conjunto habitacional possui vigilância 24 horas com uma equipe de quatro seguranças que se revezam.

A reportagem esteve no local esta semana, e não viu nenhum deles - ou qualquer outro funcionário da administração - no local. A Secretaria de Habitação do município disse, ainda, que já foi realizada licitação para a nova empresa que vai concluir a obra. O prazo para entrega é de seis meses.

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .