3 de agosto de 2011

Casal morto na queda do avião da FAB era de Aracruz

Por Giovani Azeredo
  
   Dois capixabas do bairro Coqueiral, em Aracruz, o terceiro-sargento do Exército Jarbas Barbosa Mendes e sua esposa, Gracy Quelle Nunes de Oliveira, estão entre as oito pessoas que morreram no acidente com um avião da FAB em Santa Catarina, na tarde de terça-feira (02). Jarbas é filho de Neli e Jailton Mendes e irmão de Henrique e Jailton Junior Mendes. O jovem de 26 anos formou-se na cidade de Três Corações (MG) pelo Exército Brasileiro. Era terceiro sargento e casado com Gracy Quelle, com quem vivia em São Leopoldo (RS) há dois anos, onde ele integrava o Grupo de Infantaria.
   No sábado (30/07), Jarbas telefonou para Coqueiral e disse ao pai que estaria de férias, mas que não poderia visitá-los. Na realidade, ele e a esposa se preparavam para fazer uma visita de surpresa à família, interrompida pela tragédia. Seu pai, Jailson Mendes, é funcionário da Fibria e membro da Igreja Presbiteriana de Coqueiral. De acordo com um representante do Exército em Santa Catarina, a previsão é que os corpos cheguem ao Aeroporto de Vitória na quinta-feira (04/08), e de lá seguem para Coqueiral.
   Na manhã desta terça-feira (02/08) o casal embarcou juntamente com outras seis pessoas no avião (o monomotor, modelo C-98ª, Cessna Grand Caravan) da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu de Canoas (região Metropolitana de Porto Alegre) às 11h15 com destino ao Rio de Janeiro. O avião caiu no município de Bom Jardim da Serra (a 135 km de Florianópolis) por volta das 13h30 e todos os ocupantes morreram. O avião é usado principalmente para transporte de passageiros ou cargas de pouco peso. De acordo com um morador que viu o acidente, a aeronave fazia barulhos estranhos enquanto perdia altitude.

O acidente
   Não há sobreviventes entre os oito ocupantes da aeronave de transporte militar que caiu em Santa Catarina, informou em nota, o comando da Força Aérea Brasileira (FAB). Cinco corpos foram resgatados entre os destroços até o final da tarde de terça-feira (02). As outras três vítimas ainda não haviam sido localizadas, informou o Corpo de Bombeiros catarinense.
   A queda foi provocada pelos fortes ventos que atingem Santa Catarina. No Rio de Janeiro, os militares participariam de treinamento com paraquedistas.  A aeronave caiu numa área rural a dois quilômetros da rodovia SC-438, na fazenda Pelotas, próximo à Pousada Santa Rita, entre os municípios de São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Na queda, a aeronave bateu contra um barranco. No impacto, um dos motores foi arrancado da fuselagem e logo em seguida houve uma explosão. Segundo funcionários da Pousada que testemunharam a queda do avião, o forte vento que soprava no horário do acidente pode ter contribuído com o acidente aéreo.
   De acordo com os bombeiros, a aeronave foi localizada em uma área de difícil acesso. Os fortes ventos que atingem a região atrapalharam as buscas, impedindo o pouso de um helicóptero. Em nota, o comando da Aeronáutica divulgou os nomes dos ocupantes da aeronave, todos mortos: major Antônio Carlos Souza da Silva; os tenentes Samir de Barros Farias, Arthur Ricardo Carneiro da Silva Júnior e André Dias Alves; o suboficial Marcelo André Rhoden; os sargentos Helenilton de Souza Schafer e Jarbas Barbosa Mendes (do Exército Brasileiro), além da sua esposa, a civil Gracy Quelle Nunes de Oliveira.

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .