12 de agosto de 2011

Estudo detecta 26 pontos críticos de tensões e conflitos em Barra do Riacho


Vista aérea de Barra do Riacho
   As empresas Fibria, Portocel, Imetame, Estel, Tecvix, Evonik, Meta, Canexus, Cenibra (via Portocel) e Transpetro promoveram mais um encontro do projeto "Engajamento de Barra do Riacho", em Aracruz, visando a construção de um projeto comum para o desenvolvimento local. A reunião foi na noite de terça-feira (09), na sede da Associação Comunitária (ACBR), quando o gerente industrial da Fibria, Paulo Silveira, além de representantes das demais integrantes do projeto, apresentaram as ações planejadas para a melhoria na qualidade de vida da comunidade, a partir do diagnóstico participativo e dos diálogos com as empresas que aderiram ao projeto.

Cinco temas foram discutidos com as lideranças comunitárias: infraestrutura e saneamento (por João Lages, da Fibria), segurança (Amarildo Nunes, da Fibria), saúde (Larissa Felícia, da secretaria municipal de Saúde), capacitação profissional (Marcilene Guasti, da Estel) e projetos sociais e fortalecimento comunitário (Deolinda Scott, da Evonik). A Diagonal Comunicação, responsável pelo estudo, deixou funcionários morando por um longo período em Barra do Riacho, detectando, em horários e dias diversos, 26 graves problemas sociais e ambientais que afligem a comunidade.Entre os principais problemas encontrados, estão transporte precário (apesar de ter melhorado na questão de horário e pontos de ônibus dentro dos bairros), falta de saneamento básico, qualidade ruim da água, saúde, educação, lazer, segurança pública, qualificação profissional, projetos culturais e mais agências bancárias. Por consenso, dentro do planejamento participativo, as comunidades definiram cinco prioridades para melhorar a qualidade de vida em Barra do Riacho: atendimento 24 horas na Unidade de Saúde (mais votada), qualificação profíssional (segunda mais votada), Companhia de Polícia Militar (diminuir a criminalidade), áreas de lazer e outra de infraestrutura e despoluição do rio Riacho.

Como surgiu

O "Movimento Engajamento Barra do Riacho" nasceu da percepção de que era preciso conhecer melhor as necessidades e aspirações da comunidade. Como a vocação do local é para atividades industriais, o foco do desenvolvimento foi o empreendedorismo e a preparação de pessoas, já que as expectativas para 2014 são investimentos de R$ 3 bilhões e geração de 15 mil empregos no entorno do bairro.

Priorização da comunidade no Plano Participativo

Saúde, ambiente e habitat - equipamento de saúde atendendo acima da qualidade e tratamento de esgotos.
Educação, profissionalização, trabalho e renda - poucas oportunidades de capacitação profissional, novos empreendimentos x exigência de infraestrutura (melhoria das escolas).
Cultura, proteção social e segurança pública - oferta de projetos sociais, culturais e esportivos, priorizando os grupos vulneráveis (crianças e jovens), ações de combate ao tráfico de drogas e criminalidade.

Segurança pública

O gerente de Sustentabilidade da Fibria no Espírito Santo e Bahia, Armando Amorim, disse que o problema é antigo na comunidade, e a solução depende da incorporação no programa do Conselho Interativo de Segurança (CISA). Ele garantiu que em três meses a Fibria vai doar uma viatura policial e uma ambulância, para uso exclusivo em Barra do Riacho.

Água ruim e esgotos sem tratamento: os principais problemas

Bairro de Aracruz, e não distrito, a localidade tem graves desafios sociais e ambientais a vencer, sendo a intervenção social um das principais prioridades. O representante da Fibria, João Lages, explicou que faltam redes de esgotos e a água, mesmo tratada, tem alto teor de salinidade. Os dejetos brutos são lançados diretamente no rio Riacho e não existe projeto do SAAE para a construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), já que o anterior ficou defasado com o tempo, porque previa lagoas de aeração, e o local não dispõe mais de áreas. Lages explicou ser necessária a construção de 1,8 mi metros de redes coletoras de esgotos, e que o gosto ruim da água servida aos moradores é provocado pelo excesso de cloreto de sódio (sal). "A análise da água indicou uma variação muito grande de salinidade, de 50 a 245 partes por milhão, não recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em três meses termina o estudo técnico e até dezembro próximo a Fibria e o SAAE apresentarão uma solução para o problema da água potável", destacou João Lages.
Saúde sem Pronto Atendimento e ambulâncias

Na Unidade de Saúde funcionam apenas duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e o Pronto Atendimento (PA) 24 horas até hoje não foi inaugurado. A promessa do prefeito Ademar Devens é que até dezembro próximo o PA esteja funcionando com atendimento de urgência e emergência. Hoje os veículos do PSF e as ambulâncias estão sucateados, com promessa de licitação para a compra de novos. A situação atual da equipe de apoio conta com pediatra, cirurgião-dentista, ginecologista-obstetra, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, técnico de laboratório, auxiliares e técnicos de enfermagem, motorista e auxiliar de serviços gerais.
Nos últimos oito meses foram realizados 34.523 atendimentos, com destaque para as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde (8.911), médico PSF (5.877), dentista do PSF (5.041), enfermeiro (3.462), fisioterapeuta (2.358), médico ginecologista (725), pediatra (335), exames citopalógicos - prevenção ao câncer de colo de útero (326), consultas de pré-natal (277) e atendimentos médicos domiciliares (146). A situação projetada a partir de dezembro deste ano é a reativação do micro-ônibus para pacientes de hemodiálise.

Capacitação profissional

O comitê integrado pela Fibria, Portocel, Imetame, Tecvix e Estel desenvolve o programa de aprendizagem industrial para menores de 18 anos, e de capacitação industrial para maiores de 18 anos, abrindo vagas para jovens de Barra do Riacho em cursos com carga horária de 1,6 mil horas, nas especialidades de eletricista de manutenção eletroeletrônica (40) e mecânico de manutenção industrial (80). A Estel, Tecvix e Imetame destinaram 45 vagas em cursos para alunos da Escola Caboclo Bernardo, mas apenas 40 foram preenchidas. As empresas ofereceram 200 horas para as seguintes especialidades em capacitação profissional: 22 vagas para mecânico instalador industrial, 22 para soldador, 22 para caldeireiro/encanador, 22 para eletricista instalador industrial e 22 para instrumentista instalador industrial.

Características de Barra do Riacho

A maioria dos moradores não possui escrituras dos imóveis
Algumas ruas ficam alagadas, provocando enchentes
Falta habitação
Falta iluminação em algumas ruas limites do bairro
A água é salobra
Algumas ruas não são pavimentadas
O esgoto é lançado "in natura" no rio Riacho
As empresas no entorno causam barulho mau cheiro
Falta preparo dos moradores quanto a acidentes
O comércio local é de pequeno porte
Não existe coleta seletiva de lixo
A passagem de ônibus é cara
A Boca da Barra fecha constantemente, trazendo prejuízo aos pescadores
Não existe uma ponte para os moradores utilizarem a Praia da Curva
Não existe atendimento 24 horas na Unidade de Saúde
As escolas estão caindo aos pedaços
O Ensino Médio está em decadência
Não existe Ensino Técnico e o acesso a Aracruz é difícil porque a passagem é cara
A violência corresponde a 30% dos crimes no município e 10% do tráfico de drogas
A cultura está em decadência
Faltam áreas de lazer e quadras poliesportivas

Demandas de Barra do Riacho

Melhorar a Escola Estadual Caboclo Bernardo
Construção de uma nova escola
Acelerar a licitação do Programa "Minha Casa, Minha Vida"
Equipar a Unidade de Saúde
Manter a limpeza do lixo
Aumentar o número de garis para varrição, capina e limpeza de bueiros
Tampar e cercar a Elevatória de Esgoto
Trazer de volta a máquina para limpar lotes e terrenos
Agilizar a licitação para construção da quadra poliesportiva da Escola Zenília Varzem
Trocar as lâmpadas 7 por lâmpadas 10 e 15 e extensão de rede elétrica na linha férrea
Construir um portão lateral na Escola Zenília Varzem para evitar acidentes de trânsito
Construção de abrigos, quebra-molas e sinalização vertical e horizontal no trânsito.
Sugestões do estudo para o desenvolvimento local

Construção de áreas de lazer
Ampliação da rede escolar
Melhorias na saúde
Capacitação profissional/cursos profissionalizantes
Apoio da prefeitura e empresas à comunidade
Melhorar a infraestrutura
Investir em segurança
Melhorias no transporte
Empresas apoiando projetos de geração e renda
Criar mais projetos sociais
Investimento em turismo
Melhorar o relacionamento comunidade x empresas
Mais incentivo às práticas esportivas
Preservação local, ambiental e cultural
Tratamento da água
Emancipação do bairro
Construção de conjuntos habitacionais
Diagnóstico de tensões e conflitos

1. Aproveitamento da mão de obra local
2. Assoreamento da Boca da Barra
3. Plano de Emergência de evacuação
4. Esgotos não tratados
5. Qualidade da água
6. Acesso viário
7. Despejo de esgotos no rio Riacho
8. Acesso à praia
9. Odor
10. Ruídos
11. Área de amortecimento desmatada
12. Construção de empreendimentos imobiliários
13. Rachaduras nas casas
14. Áreas sujeitas a alagamento
15. Infraestrutura das escolas
16. Áreas de lazer
17. Equipamentos de saúde
18. Vagas nas creches
19. Prostituição
20. Tráfico de drogas
21. Criminalidade
22. Uso das praças públicas
23. População flutuante
24. Especulação imobiliária
25. Atuação da administração municipal
26. Diálogo com a comunidade

FONTE: FOLHA DO LITORAL


0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .