4 de agosto de 2011

Jovem de Linhares constrói robôs usando peças de sucata

foto: Fabricio Marvila
Jovem de Linhares constrói robôs usando peças de sucata
Magno dos Santos com seus robôs


Quando criança, Magno dos Santos Souza adorava montar, desmontar e construir alguns dos seus próprios brinquedos. Na adolescência, a paixão por construir coisas novas levou Magno a montar, mesmo sem conhecimento técnico, um pequeno robô, todo feito com peças recicladas ou sucata. Uma façanha que garantiu uma bolsa de estudos ao jovem. Hoje, Magno sonha em cursar engenharia e ser o responsável, quem sabe, por colocar no espaço um robô projetado por ele.

Segundo Magno, hoje com 24 anos, os desafios eram enormes. Da falta de dinheiro para comprar peças às brincadeiras dos colegas, que o chamavam de louco, houve momentos em que ele chegou a pensar em desistir da "carreira" de inventor.

"Eu tinha conhecimento de elétrica de automóveis, mas construir um robô era algo completamente diferente. Fui encaixando uma peça aqui, outra ali, fui por tentativa e erro até que consegui criar uma garra, feita com uma pregadeira de cabelo. Levei dois anos, mas a primeira parte do robô estava pronta, e ele agora já podia agarrar e soltar objetos", relembrou Magno.

Mas foi em uma feira de Ciências que o destino do jovem mudou. Ele já estava casado e acompanhava a esposa em um estande da Findes. Magno aproveitou a chance para mostrar o robô, fato que chamou a atenção dos participantes.

"Lembro que o diretor regional do Findes gostou do meu robô e me ofereceu uma bolsa para o curso técnico de Mecânica. Agora que estou formado, levei os mesmos dois anos para construir um robô, porém, fiz um modelo melhor, com mais peças, e que se move mais parecido com um ser humano. Meu próximo passo é me formar em engenharia e projetar um modelo para ser usado no ramo espacial", finalizou Magno.


♪ BARRA DO RIACHO NEWS: www.powermusics.com

1 comentários:

Joice Cordeiro disse...

Retribuindo a visita,
adorei teu blog ;)

add nosso Blog e fique bem informado

. - .