14 de novembro de 2011

Apresentação do projeto do Terminal Portuário de Uso Múltiplo da Nutripetro.


Nesta ultima quinta-feira (10), na ACBR em Barra do Riacho a empresa NUTRIPETRO realizou a primeira reunião preparatória com lideranças das Comunidades de Barra do Riacho, Vila do Riacho e Barra do Sahy em Aracruz para apresentação do projeto do Terminal Portuário de Uso Múltiplo.

A reunião contou com expressivas lideranças da região onde será implantado o empreendimento e foi bastante produtiva, já que, possibilitou não somente para apresentar o projeto do Terminal Portuário, mas, principalmente para ouvir as lideranças acerca do empreendimento e conhecer um pouco mais os anseios dos moradores desta região. 

Na ocasião, muitos questionamentos foram levantados e a equipe técnica responsável pelo Plano de Comunicação da Nutripetro e da PSG Brasil, anotou todas as dúvidas e demandas das lideranças para serem respondidas nos próximos encontros. Este foi o início de uma série de reuniões que a Nutripetro irá realizar com os principais segmentos sociais do município. Na próxima semana será a vez da empresa se reunir com o segmento da pesca e ambientalistas, e assim sucessivamente, até a realização de reuniões prévias, com ampla divulgação com carro de som, convite e panfletos buscando a participação de toda a comunidade. A Nutripetro estará realizando uma reunião prévia em cada uma das comunidades: Barra do Riacho, Barra do Sahy e Vila do Riacho. Esta metodologia é para facilitar o entendimento sobre o projeto e esclarecer as questões específicas de cada comunidade.

O Terminal Portuário de Uso Múltiplo foi desenvolvido de forma a otimizar o aproveitamento da área disponível, buscando o mínimo impacto ambiental, para isto abrigará num amplo espaço uma retroárea, um terminal supply, um terminal portuário com ponte de acesso, quebra mar e píer; e compreenderá também, as instalações de energia elétrica, sistema de distribuição de água e esgoto; e, outros sistemas necessários para o perfeito funcionamento do empreendimento, que na sua concepção está em total consonância com o planejamento estratégico dos Governos federal, estadual e municipal no sentido de ampliar e melhorar a infraestrutura logística e portuária no Estado.

O Terminal Portuário de Uso Múltiplo está estrategicamente instalado no município de Aracruz, litoral norte do Espírito Santo, e ocupa uma área de mais de 01 milhão de metros quadrados em Barra do Riacho, localidade de privilegiada localização geográfica e que, aos poucos, vem se firmando como um dos grandes pólos de circulação de cargas nacionais e internacionais, e é, dentro deste panorama econômico positivo que a Nutripetro investe para que este projeto seja referencial em inovação e eficiência marítima/ portuária, como também, anseia prestar os mais variados serviços nas áreas de armazenamento e transporte de cargas.

O projeto foi apresentado pela bióloga Lidiane Reis, coordenadora do Estudo Ambiental do Terminal Portuário, e pelo oceanógrafo Fernando Jaques, profissionais da equipe PSG Brasil, e, desenvolvido a partir dos parâmetros meteorológicos e oceanográficos exigidos pelo IBAMA através do EIA/RIMA e a partir do levantamento batimétrico realizado na área. A ponte de acesso foi definida levando-se em consideração o menor impacto ambiental, a menor distância ao atracadouro e a menor interferência com terceiros, tudo dentro da política da empresa de aliar crescimento e desenvolvimento econômico à sustentabilidade.

Na apresentação a equipe teve a oportunidade de fortalecer a responsabilidade social, econômica e ambiental que norteiam as atividades da NUTRIPETRO, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável da região onde a mesma está instalada. Esse compromisso se torna visível não somente pelos investimentos nas áreas operacionais, mas, principalmente com a preocupação atual em contratar profissionais capacitados para elaborar estudos de viabilidade econômica e social que levem em consideração a criação no município de um ambiente urbano saudável, sustentável e humano.

Para tanto, a Nutripetro tem priorizado, desde já, a contratação de mão de obra local tanto para a construção quanto para a operação do Terminal Portuário, e futuramente, prevê ações de capacitação e qualificação dos trabalhadores da região em parceria com os Governos estadual e municipal, além de empresas e instituições profissionalizantes; tudo isto porque a Nutripetro entende que o desenvolvimento econômico de uma sociedade precisa estar aliado à responsabilidade social com atuações que valorizam a cidadania e contribuem para melhorias contínuas das comunidades onde a empresa está instalada.

Fonte:
O BARRENSE
Célia Marques
Jornalista/Assessora Técnica

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .