22 de dezembro de 2011

Documentário sobre a história da rainha do congo é apresentado na Vila do Riacho


CULTURA 

  O documentário “Astrogilda, o Congo é a sua Vida”, que conta a história de dona Astrogilda, considerada a rainha do congo por liderar a Banda de Congo de São Benedito do Rosário, da Vila do Riacho, há 60 anos, foi apresentado nesta terça-feira (20), na Vila do Riacho, em Aracruz. O roteiro e a direção são de Rogério Sarmenghi, que também compôs uma música em homenagem a dona Astrogilda, gravada pela banda Casaca, que também participa do documentário.
  O evento teve início com a chegada da Banda de Congo Mirim de São Benedito do Rosário, que animou cerca 100 pessoas que compareceram ao lançamento. Durante a exibição do documentário, a emoção foi constante. Além da história de dona Astrogilda, o documentário conta sobre o congo no Espírito Santo.
  Estavam presentes o Sr. Antônio Ramos dos Santos, que é o atual capitão da banda de congo e filho de dona Astrogilda; Sérgio Azevedo, secretário municipal de Cultura, Desporto e Lazer; Marluce Leila Simões, pedagoga da Comissão de Estudos Afro-Orientais (Ceafro); e Magda Maria Barcelos, líder comunitária e ex-diretora da Escola Ermentina Leal. Todos expressaram a importância que o documentário tem para a sociedade de Aracruz.
  Este registro deve ser preservado e divulgado pela sociedade. O congo faz parte da história do Espírito Santo e da cultura de Aracruz. O documentário foi produzido pela Take 1 Vídeo-Produções e pode ser assistido aqui no Portal TK1.

fonte: Redação Portal TK1 

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .