8 de novembro de 2012

Fórum de Juventude de Aracruz vai eleger seus representantes da sociedade civil

 


  Os integrantes do Conselho Municipal de Juventude de Aracruz (CMJA) vão eleger, neste sábado (10/11), os seus conselheiros representantes da sociedade civil durante o 1º Fórum Municipal da Juventude que acontece à tarde na Câmara Municipal.

 
Além da eleição, no decorrer do fórum serão discutidas as ações públicas voltadas para a juventude do município, além de uma palestra sobre as políticas nacionais de juventude e os direitos da categoria a ser ministrada pelo gerente estadual de juventude da Casa Civil do Governo do Estado, Gustavo Badaró.
  O Conselho Municipal da Juventude de Aracruz é um órgão permanente, de caráter deliberativo, fiscalizador e consultivo, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude. O conselho é uma instância onde governo e sociedade civil debatem juntos os projetos e as políticas públicas voltadas para a juventude, além de procurar soluções para os desafios enfrentados pelos jovens.
  É também dentro do conselho que todas as bandeiras de juventude podem se assentar sem a divisão que ocorreria se tratadas em separado por outras áreas do governo, enfraquecendo as PPJs (Políticas Públicas de Juventude). Trata-se, enfim, de uma instância para fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação que assegura os direitos dos jovens.
  Segundo o estudante Leonardo Fernandes, a criação do conselho representa um importante espaço para fomentar o diálogo entre sociedade civil e órgãos governamentais sobre os direitos dos jovens. “O próximo passo agora é eleger os representantes da sociedade civil e também mobilizar a opinião pública de Aracruz a respeito da criação do conselho”, informou.
  O secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Sérgio Faria de Azevedo, explicou que a secretaria funciona como uma incubadora desse conselho, dando todo o suporte para a sua criação. “A nossa intenção com o conselho é incentivar o jovem de Aracruz a ser protagonista em relação às políticas públicas da categoria”, informou. Ele acrescentou que apoiar os jovens sempre foi uma das bandeiras da secretaria, tanto que a inclusão do nome juventude à secretaria demonstra esse respeito.
  O conselho é composto por 23 pessoas, sendo 11 do poder público e 12 da sociedade civil. Os integrantes do primeiro já foram escolhidos, os do segundo serão escolhidos durante o fórum.
Serviço:
1º Fórum Municipal da Juventude
Local: Câmara Municipal de Aracruz, rua Professor Lobo, Centro.
Hora: 13h30
 
Fonte: Prefeitura Municipal de Aracruz

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .