13 de janeiro de 2013

Rio Riacho em Barra do Riacho pede Socorro

 A imagem é preocupante. O Rio Riacho em Barra do Riacho - Aracruz está uma situação complicada. Vem sofrendo diversos impactos ambientais decorrentes da ação antrópica, como a implantação de indústrias  e principalmente, lançamento de efluentes sem tratamento nas margens do Rio, responsáveis pela poluição orgânica e de metais pesados das águas. Nossa comunidade quer mobilização das autoridades e empresas locais para um Projeto de revitalização e conscientização da população a respeito do problema.


 A Região hidrográfica do rio Riacho apresenta uma área de aproximadamente 2.136 km². As bacias componentes da região hidrográfica são as seguintes: córrego Biririca, rio Laranjeiras, rio Piraquê-açu, córrego Sauê, córrego Barra do Sahi, córrego Piranema e rio Riacho. As duas maiores bacias são as dos rios Riacho e Piraquê-açu. O rio Riacho é um corpo hídrico formado pela Lagoa do Aguiar, que tem dentre seus tributários os seguintes cursos de água: córrego Quartil, rio do Norte, córrego são José, córrego Guaximba e córrego do Índio

  Em Barra do Riacho situa-se a maior bacia pesqueira do município, onde encontra-se peixes nobres como o dourado, o namorado e o marlin além de camarões sete barbas e lagostas. Devido ao desmatamento das matas ciliares e da consequente ocorrência de assoreamento dos cursos de água, as comunidades situadas na foz do rio Riacho estão sujeitas a sérios riscos de enchentes com prejuízo inclusive para a colônia de pescadores existente.


Veja mais Fotos da Situação do Rio Riacho






Créditos Fotos:  Cristiano Alvarenga

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .