24 de fevereiro de 2013

Fibria recebe segundo navio para transporte de celulose



STX BRASSIANA 
A Fibria promove na terça-feira 26, às 10 horas, no Portocel, evento que celebra a nova fase do transporte marítimo da indústria. Na ocasião, o navio STX Brassiana, o segundo de uma frota de até 20 embarcações, resultado da parceria logística firmada com a empresa sul-coreana STX Pan Ocean, realiza o seu primeiro embarque no Brasil.

   A operação em Barra do Riacho teve início com o navio STX Arborella, que deixou Aracruz no fim de 2012, com uma carga recorde de 53 mil toneladas de celulose, rumo aos Estados Unidos. Os nomes dos navios fazem referência a espécies de eucalipto. A prioridade dos navios é a celulose da Fibria, mas as embarcações poderão transportar outros tipos de carga. O navio será batizado às 10 horas.
Navio STX Arborella primeiro da frota exclusiva  fibria.

   Em setembro do ano passado, diretores da Fibria batizaram em Seul, na Coreia do Sul, o navio STX Arborella - o primeiro de uma frota exclusiva para o transporte marítimo da celulose da empresa. O contrato de transporte com frota exclusiva foi firmado em 2010 com a sul-coreana STX Pan Ocean e prevê o arrendamento, por 25 anos, de navios desenhados especialmente para atender às necessidades da Fibria.

   A Fibria fechou um acordo de US$ 5 bilhões com a empresa coreana para os próximos 25 anos, a partir de 2012. É o maior contrato assinado por uma empresa brasileira do ramo de celulose e papel. Para o acordo com a Fibria, a empresa coreana deve encomendar 20 novos navios-cargueiros, avaliados em US$ 1 bilhão cada, especializados para este tipo de transporte.

   O contrato prevê o transporte de celulose para todos os mercados onde a Fibria atua - Estados Unidos, Europa e Ásia - e substituiu os contratos com outras empresas de transporte marítimo. A Ásia tem sido um dos destinos crescentes da celulose da Fibria, na medida em que, principalmente a China, possui o maior parque fabril de produção de papel do mundo.

   A parceria marcou o início das operações da STX no setor de transporte de celulose, tomando o espaço de tradicionais companhias europeias. A STX possui 83 embarcações próprias e outras 365 fretadas.

Fonte: Folha do Litoral

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