Estivemos presente representando nossa entidade
AMBSPPC junto com outras lideranças locais de Barra do Riacho no evento que celebra a chegada
do segundo navio de frota dedicada da Fibria evento este que se torna um
Marco importante na Historia Naval de nossa Cidade e do Nosso País .
Agora podemos dizer que Barra do Riacho esta ligado ao Mundo através da Frota
de Navio STX de uma empresa genuinamente Brasileira que é a Fibria.
O presidente da Fibria, Marcelo Castelli, destacou que a
iniciativa inaugura um novo modelo de negócios na empresa e é uma oportunidade
para dinamizar a economia do Espírito Santo, já que as embarcações poderão
operar também com outras cargas. “Além de celulose, podemos transportar café,
fertilizantes, rochas ornamentais, produtos siderúrgicos e outras cargas que
sejam compatíveis com a celulose”, observou ele.
Projetados sob medida para atender as particularidades da
carga da Fibria, cada navio pode levar até 54 mil toneladas de celulose,
podendo chegar a 60 mil toneladas com o complemento de outras cargas em seus
oito porões. O lançamento do STX Brassiana contou com a presença do governador
do Espírito Santo, Renato Casagrande, que destacou a importância do projeto da Fibria
para a região de Aracruz, que é dotada da mais completa plataforma logística do
Estado, incluindo porto, rodovia, ferrovia e um aeroporto regional.
A superintendente da
Portocel, Patricia Dutras Lascosque, enfatizou que o porto, por onde são embarcadas
70% de toda a celulose exportada pelo Brasil, se preparou para operar com a
máxima eficiência os novos navios da frota STX. A carga de celulose que pode
ser acomodada em cada embarcação equivale a oito dias de produção da Fibria na
unidade industrial do Espírito Santo. O STX Brassiana levará 53.548 toneladas,
com destino aos portos asiáticos de Changshu (China) e Kaihsiung (Coreia).
Detalhes dos navios STX
- 54 mil toneladas de capacidade
- 8 porões quadrados para carga
- 4 guindastes com capacidade para içar 45 toneladas de uma só vez
- Sistema computadorizado que permite posicionar a carga no local exato, diminuindo o tempo de carga e descarga
- Todos os navios serão batizados com nomes de espécies de eucalipto.
- Até o momento dois navios estão em operação (STX Arborella e STX Brassiana)
- Estiva Capixaba movimentou as 53 mil toneladas de Celulose do STX Brassiana em 44 horas
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