7 de julho de 2011

ARACRUZ: violência em alta se relaciona a indices de baixo desenvolvimento humano

  
Repleta de problemas sociais, Aracruz registrou no primeiro semestre uma taxa de 59 homicídios/100 mil. O município do norte do Estado, no entanto, tem 11º melhor IDH do Estado, contrariando o padrão dos outros nove municípios do comparativo.
  No ranking nacional, o município aparece na posição 1.280, muito mais confortável que à reservada aos outros nove: o segundo melhor colocado (Pinheiros) aparece na posição 2.839 e o pior (Pedro Canário), na 3.404, entre os 5.565 municípios brasileiros ranqueados.
  A aparente posição privilegiada de Aracruz, porém, evidencia a desigualdade social e a péssima distribuição de renda do município, que aumenta o abismo social entre os mais ricos e os mais pobres. Na verdade, o IDH, que contabiliza também o PIB, é puxado, em grande parte, pela receita gerada pela Aracruz Celulose (Fibria) no município, o que confirma que a presença de grandes empresas não é garantia de sustentabilidade social, e, no caso, muito menos ambiental, para o município.
  Os R$ 2.343 milhões do PIB (dados do IBGE de 2008) de Aracruz - o sétimo melhor do Estado – não tem assegurado que os recursos públicos sejam transferidos para as áreas de educação, saúde, segurança e moradia. O resultado é que Aracruz tem “cara” de rico, mas problemas sociais de pobre.


0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .