20 de julho de 2011

Baleia morre encalhada e chama atenção na praia de Nova Almeida, na Serra

A baleia estava viva quando ficou presa às pedras, mas morreu durante a madrugada desta quarta-feira (20) e continua encalhada no local, devido a dificuldade de acesso para que seja realizada a remoção do mamífero

Uma cena inusitada chama a atenção de quem passa pela praia de Nova Almeida, na Serra, desde a tarde desta terça-feira (19). Uma baleia jubarte de aproximadamente 11 metros, pesando 30 toneladas, encalhou em uma área de pedras por volta das 16h30.

A baleia estava viva quando ficou presa às pedras, mas morreu durante a madrugada desta quarta-feira (20) e continua encalhada na praia. O local é considerado de acesso difícil para que seja realizada a remoção do mamífero.

A bióloga do Instituto Orca, Lorena Garioli Santos, informou que é normal, nessa época do ano, baleias ficarem encalhadas em diversos pontos do litoral. A equipe do Instituto Orca tenta retirar o mamífero desde a tarde de terça, mas a área de falésias tem dificultado o trabalho dos profissionais.

Assim que a baleia for retirada do local, o procedimento é que o animal seja enterrado em uma área que não afete o subsolo, entretanto o Instituto Orca ainda está estudando outras possibilidades, devido a dificuldade de remoção da baleia.

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .