1 de agosto de 2011

Vence prazo para prefeitura de Aracruz pagar aluguel aos moradores despejados do Bairro Nova Esperança

Muitos moradores já se mudaram da quadra de esportes onde viviam de forma improvisada, mas não receberam a verba do aluguel


  Com o vencimento hoje (1) do prazo do pagamento do aluguel social da prefeitura de Aracruz, os moradores despejados do bairro Nova Esperança, em Barra do Riacho, reclamam por não terem recebido a verba. Algumas famílias já deixaram a quadra de esportes onde moravam de forma improvisada.
  De acordo com Valdinei Tavares, cerca de 60 famílias ainda moram de improviso na quadra. Segundo ele, o restante dos moradores alugaram casas em Barra do Riacho, Vila do Riacho e Barra do Sahy, mas até hoje o aluguel não foi pago pela prefeitura. Valdinei afirma ainda que algumas famílias foram despejadas dos imóveis alugados e voltaram para a quadra; outras sequer saíram de lá.
"Desde o dia 30 de junho, a comida cedida pela prefeitura foi suspensa e os desalojados estão vivendo com a ajuda de doações da comunidade", afirma Valdinei.
  Segundo a Maria Aparecida Xavier, ela e a família deixaram a quadra de esportes por causa do custeio de R$ 300 para o aluguel prometido pela prefeitura de Aracruz. Eles alugaram uma casa há dois meses mas o poder executivo ainda não disponibilizou o dinheiro. "Meu marido ganha um salário mínimo, que não dá para pagar o aluguel da casa. Já está atrasado dois meses. A dona já pediu a casa, mas a prefeitura ainda não deu nem um centavo. O jeito vai ser a gente voltar para a quadra", lamenta.
De acordo com o procurador da prefeitura de Aracruz, Wagner Carmo, as famílias que saíram da quadra de esportes, fizeram por conta própria. "O executivo tinha o prazo de 45 dias a partir da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para pagar o aluguel. Venceu hoje (1º). Então, a partir de agora que os moradores devem buscar pelo benefício", afirma.
O acordo

  O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) previa o pagamento de aluguel aos que moram de maneira improvisada na quadra de esportes ou de favor na casa de parentes e amigos, desde que estejam previamente cadastrados.
  O aluguel será pago durante um ano, enquanto casas populares são construídas no bairro Nova Esperança (local da desocupação). Ao todo, serão construídas 300 casas. Quando as construções terminarem, os moradores vão receber os imóveis e o pagamento do aluguel será automaticamente suspenso.

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .