26 de setembro de 2011

PESCADORES ARTESANAIS DE BARRA DO RIACHO TERÃO OFICINA ESCOLA DE PESCA E FÁBRICA DE GELO

Os Pescadores artesanais de Barra do Riacho participaram de uma reunião no dia sobre a utilização de um verba de r$ 150.000,00 ( cento e cinquenta mil reais) para ser usado na melhora dos pescadores.
DSC09175 DSC09170
Esta verba é uma indenização aos pescadores artesanais que foram serão prejudicados, impedidos de trabalharem de fevereiro a junho de 2011 e  março á maio de 2012, na área do Golfinho onde foram realizadas pesquisas com o objetivo de localizar petróleo, gás e minerais, por meio de ondas sonoras emitidas por um navio que se propagam através do fundo do mar. A análise da reflexão destas ondas indica a presença ou não de depósitos adequados para exploração.
PCAP - Plano de Compensação da Atividade Pesqueira da Pesquisa Sísmica Marítima 4D é uma medida compensatória prevista na licença ambiental feita pelo IBAMA, com objetivo de compensar os pescadores artesanais pela exclusão e restrição temporária do uso do espaço marítimo.
Os pescadores queriam que este pouco dinheiro fosse usado para compra de rede, linha etc para ser usado na pesca, mas o PCAP estabelece que “ os projetos não podem gerar um maior esforço de pesca (sobrepesca) nem resultar em degradação ambiental”.
Diante desta situação foram votados duas propostas:
  • construção de uma câmara fria e processamento do pescado, só teve um voto;
  • Construção de uma fábrica de gelo, proposta eleita por 17 votos.


    A AMBSPPC não votou, por entender que é os pescadores artesanais que são diretamente afetados que tem que decidir. Este entendimento também foi da equipe que a Petrobras que conduziu a reunião!!!


    A fábrica de gelo será construída se tiver um terreno, provavelmente a prefeitura irá doar, já que o terreno onde tem a base de uma construção abandonada, esqueleto, pertence a cooperativa de pescadores, não funciona, e outra área próxima ao puxador de barcos pertence a Juarez Azeredo, segundo foi citado na reunião. E o impasse é que a prefeitura não compra área que ela mesma já doou. Resultado é fazer uma nova eleição na cooperativa de pescadores e doar a área para a ASPEBR. Esta é a nossa Barra do Riacho...
No ano passado participei da reunião na qual os pescadores escolheram a proposta de aquisição de uma combi, que foi doada para a Colônia Z-7 para ser usada para o transporte dos catadores de algas calcárias ligado a APEMAR – Associação Extrativista Marinha, composta por 20 mulheres. A sede da APEMAR fica na casa do Sr. Antônio, Presidente da Colônia Z-7 (conforme citou um dos participantes da reunião).
DSC09185 DSC09187 DSC09183
Outra importantíssima conquista dos pescadores artesanais através da ASPEBR – Associação dos Pescadores Artesanais de Barra do Riacho que faz um trabalho sério e honesto é a construção ao lado do puchador de barcos é a construção da oficina escola, onde será realizado cursos de carpintaria naval, elétrica naval e conserto de motores.  Esta oficina terá todos os tipos de equipamentos para a construção e reforma de barcos.
A oficina escola ajudará aos pescadores, seus decendentes e outros a continuar na atividade pesqueira, tão carente de apoio do poder público. Esta oficina escola, juntamente com a reserva marinha criada no ano passado, a construção da Boca da Barra pelo Portocel, poderão dinamizar a pesca artesanal e quem sabe até o turismo de pesca.

Fonte: O barrense

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .