10 de janeiro de 2012

Rio Doce encobre estrada de acesso a Regência e isola os moradores


Por terra, os moradores do balneário estão completamente isolados. A única maneira de atravessar o trecho é pela água

 

Mesmo com a diminuição do nível do Rio Doce, os transtornos causados pela enchente continuam no interior de Linhares. Nesta terça-feira (10), a ES-440, rodovia de ligação entre Linhares e a Vila de Regência, amanheceu com um trecho debaixo d'água. Por terra, os moradores do balneário estão completamente isolados. A única maneira de atravessar é pela água. Já são 8,5 mil pessoas afetadas pela cheia do Rio Doce em Linhares.
foto: Lília Oliveira
Enchente encobre estrada de Regência
Um barco atravessa as pessoas entre um lado e o outro do alagamento
  De acordo com a auxiliar administrativa do Projeto Tamar, Lília Oliveira, até a noite de ontem, ainda era possível - com muita dificuldade - passar pelo trecho de alagamento. "Mas a partir da manhã de hoje ficou impossível. Os ônibus estão todos do lado de Linhares e só conseguem chegar até o alagamento, que fica a cerca de 12 quilômetros de Regência, perto da Ponte Nova. Além disso, a estrada está interditada antes da entrada da rodovia que vai para Vitória [ES-010]", explica.
 Segundo Oliveira, uma lancha do Projeto Tamar está no trecho para atravessar as pessoas de um lado para o outro. Funcionários do Projeto, da Associação de Moradores e guarda-vidas auxiliam na travessia até às 17h, afirma. "Dentro de Regência, não soubemos de nenhum prejuízo causado pela cheia", afirma

O coordenador da Defesa Civil de Linhares, Antônio Carlos dos Santos, afirma que só os barcos conseguem trafegar pelo trecho alagado da estrada de Regência. As embarcações ajudam atravessar os moradores que precisem passar de um lado para o outro.

"A tendência para as próximas horas do Rio Doce é permanecer estável aqui em Linhares. Mas o nível está em ascensão em Governador Valadares, por exemplo. Então, nos próximos dias, o manancial pode voltar a subir e causar mais transtornos", afirma o coordenador da Defesa Civil de Linhares, Antônio Carlos dos Santos.

Santos afirma que são 53 pessoas desabrigadas e 20 desalojadas em Linhares. Em todo o município, o número de moradores afetados aumentou para 8,5 mil.

FONTE:foto: Gazeta Online

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .