25 de abril de 2012

Mobilização contra dengue em Barra do Riacho começa com conscientização dos moradores


  O mutirão para mobilizar os moradores de Barra do Riacho contra uma possível epidemia de dengue teve início segunda-feira (23/04). Os agentes de saúde ambiental e comunitários estão visitando as casas conscientizando moradores com a distribuição de sacolas plásticas para recolhimento do lixo e orientações quanto à infestação do mosquito nas residências. A ação é realizada das 8 às 16 horas pela Secretaria de Saúde de Aracruz e segue até o próximo sábado (28/04), quando acontece o dia D da ação.
  Ao receber as sacolas plásticas, os moradores devem separar o lixo que o carro da coleta seletiva vai passar recolhendo, como faz diariamente. Nos dias 26, 27 e 28 de abril, os trabalhos serão intensificados, a partir das 8 horas, pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Transportes (Semit) que, com seus maquinários, vai fazer a retirada de entulhos e a limpeza de terrenos abandonados que podem oferecer risco à proliferação do mosquito.

  No dia “D”, as ações serão intensificadas e todos moradores precisam se sensibilizar retirando lixos e entulhos do quintal para que a Prefeitura de Aracruz dê o destino correto a estes materiais, para evitar o acúmulo de água. De acordo com o Levantamento de Índice de Infestação Rápida do Aedes aegypti(LIRAa), realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), já foram encontrados este ano vários focos do mosquito transmissor da doença em Barra do Riacho. Só em 2011, foram notificados 281 casos da doença na localidade.

Atenção ao horário de recolhimento de lixo diário:

  • segunda a sexta-feira: 12h30 às 14h30;
  • sábados das 9h30 às 11h.

    Fonte: PMA

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .