11 de maio de 2012

Estado abre inscrição para cursos técnicos e profissionalizantes


foto: Assessoria de Comunicação/Sedu
Pronatec
As opções de cursos foram definidas com base nas demandas da economia para o próximo ano, explicou o secretário

  Alunos da rede estadual de ensino poderão se inscrever, ainda este mês de maio, para uma das 10.472 vagas em 116 cursos técnicos e profissionalizantes oferecidos gratuitamente pela Secretaria Estadual de Educação, por meio do Programa Integrado de Educação Profissional e Tecnológica (Pronatec), do governo federal.

  Do total de vagas, 680 serão destinadas a cursos técnicos, com carga horária mínima de 800 horas, e as outras 9.792 a cursos profissionalizantes, com carga horária mínima de 160 horas. As opções são diversificadas: vão de técnico em mecânica, automação industrial e meio ambiente a qualificações em solda, operações logísticas e torneiro mecânico.

As opções foram definidas com base nas demandas da economia para o próximo ano, como explica o secretário Estadual de Educação klinger Barbosa Alves. Ele acredita que os alunos formados pelo programa terão fácil acesso ao mercado de trabalho.
OUÇA A NOTÍCIA

"Esses cursos foram discutidos em conjunto aqui no Estado, no ano passado, e foram levados a Brasília para uma reunião, onde foi feito um acordo de oferta, junto com o Ministério da Educação e com o Ministério do Trabalho, olhando claramente as necessidades e as potencialidades do mercado profissional aqui do Estado", disse o secretário.
O Espírito Santo será pioneiro no Brasil em uma nova proposta do Pronatec. Os alunos da rede pública que cumprem pena em presídios do Estado e medida socioeducativa no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) terão à disposição 950 vagas nos cursos de profissionalização. 
"Argumentamos com a área que toca esse programa que o sistema prisional tem alunos regularmente matriculados em nossa rede, então eles poderiam ter acesso aos programas. Eles deram sinal verde e o Espírito Santo, então, sai na frente do Brasil inteiro", contou Klinger.
Os cursos técnicos e profissionalizantes serão realizados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Cursos para desempregados

O Espírito Santo também foi um dos cinco estados selecionados pelo governo federal para receber uma versão do Pronatec dedicada aos trabalhadores que, em 10 anos, estão pela terceira vez recebendo o seguro desemprego. Segundo o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Jadir Pella, no Estado, são cerca de 90 mil pessoas nessas condições.

"Estamos aguardando a decisão oficial. A partir daí, como estamos fazendo com os alunos da rede estadual, acredito eu que no segundo semestre seja possível ofertar os cursos para os trabalhadores", afirmou Pella.

Os alunos da rede pública estadual de ensino poderão fazer inscrições para os cursos técnicos a partir da próxima da terça-feira (15) e, para os curos profissionalizantes a partir do dia 23 de maio pelo sitewww.sedu.es.gov.br.
Confira lista de cursos oferecidos pelo Pronatec TEC (cursos técnicos) e pelo Pronatec FIC (cursos profissionalizantes):
foto: Divulgação
Tabelas
Tabelas
Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/05/noticias/cbn_vitoria/reportagem/1230027-estado-abre-inscricao-para-cursos-tecnicos-e-profissionalizantes.html

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .