28 de março de 2013

Workshop sobre Engajamento Barra do Riacho define diretrizes para 2013


A reunião foi realizada na Fibria e teve a participação de 54 pessoas

Workshop sobre Engajamento Barra do Riacho define diretrizes para 2013  No dia 21 de março, um grupo de 54 pessoas envolvidas com o Engajamento Barra do Riacho, incluindo representantes da comunidade, das empresas e instituições que participam da iniciativa, e do poder público municipal, esteve reunido no Workshop de Planejamento do Engajamento Barra do Riacho. O objetivo foi definir uma estrutura de governança mais funcional para o Engajamento, integrar e unificar os planos de ação para 2013 considerando as prioridades locais.
O evento foi realizado nas dependências da Fibria, em Aracruz (ES), onde os participantes foram recebidos pelo gerente geral industrial Paulo Silveira e pela consultora de sustentabilidade da empresa, Licia Cantarella, coordenadora do Engajamento Barra do Riacho. Depois de um dia inteiro de atividades, os participantes definiram o modelo de governança e as linhas de atuação do Engajamento em 2013.
Governança – O modelo de governança passou a ser constituído por um conselho gestor, composto por 27 membros (15 moradores locais, oito representantes de empresas e quatro representantes do poder público municipal), além de um fórum permanente, sem limitação do número de participantes. No entanto, para integrar o fórum é necessário ser signatário da carta de compromissos do Engajamento, onde estão definidas as responsabilidades e premissas de participação.
Workshop sobre Engajamento Barra do Riacho define diretrizes para 2013“O novo modelo vai favorecer a participação democrática da comunidade por meio do fórum permanente, que terá a função de legitimar as decisões do Comitê Gestor, auxiliando-o na execução das ações planejadas”, observou Licia Cantarella. A proposta é trabalhar a execução das ações no modelo de gestão de projetos, com formação de equipe para cada projeto/ação a ser desenvolvido e executado. O Conselho Gestor indica os participantes do fórum, que podem contribuir e devem ser envolvidos.
Ações prioritárias – O grupo que participou do Workshop listou 26 ações e projetos considerados de alta importância e que deverão ser priorizados. A lista inclui ações e projetos em todas as áreas de atuação do Engajamento: fortalecimento comunitário, qualificação profissional, saúde, segurança e infraestrutura e deve direcionar as iniciativas a serem trabalhada sem 2013 com o envolvimento dos representantes de todos os segmentos que participam do Engajamento.

O resultado do Workshop foi considerado positivo pelos organizadores e os participantes também aprovaram: 78,26% de avaliação “ótimo/bom”.
Sobre o Engajamento – O movimento Engajamento Barra do Riacho foi iniciado por iniciativa da Fibria, com o propósito de alavancar um processo de diálogo social e desenvolvimento integrado e participativo de Barra do Riacho, envolvendo empresas, sociedade civil e poder público. Além da Fibria, participam a Portocel, Tecvix, Imetame, Estel, Evonik, Meta, Canexus, Cenibra, Sindus-Andritz, JSL e Vix. Participam ainda a Prefeitura de Aracruz, Instituto Votorantim, Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces), Findes/Sesi, associações comunitárias e sociedade civil de Barra do Riacho.

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .