22 de julho de 2013

Após duas semanas, manifestantes desocupam Câmara de Aracruz, ES

  O grupo de 30 pessoas que ocupava há duas semanas o plenário da Câmara de Vereadores de Aracruz, na região Norte do Espírito Santo, deixou o local na noite desta segunda-feira (22). De acordo com os manifestantes do Movimento Popular de Aracruz (MPA), algumas de suas reivindicações, como a redução da tarifa de ônibus, foram conquistadas.  Desde o início da ocupação, no dia 8 de julho, as sessões estavam suspensas. Os manifestantes prometeram entregar a Casa do mesmo jeito que encontraram, sem nenhum dano ao poder público. A Câmara Municipal de Aracruz foi procurada, mas não deu retorno para comentar a desocupação.
  Outra reivindicação do grupo era a redução do salário dos 16 secretários municipais, que saltou de R$6.800 para R$10.800. Mas, segundo a manifestante Gilcineia Ferreira, o problema foi pouco discutido. “O presidente da casa ficou de se reunir com os demais vereadores para rever o aumento de salário. Eles ficaram de fazer um projeto para revogar a lei e estamos aguardando a resposta do responsável pela câmara”, contou.
  As paredes da Câmara de Vereadores ficaram, durante as duas semanas de ocupação, decoradas com cartazes que lembravam as reivindicações da população. “Nós conquistamos a redução da passagem em 10%, a inclusão de 50% das cadeiras no conselho tarifário para a sociedade civil e que dois membros do Movimento Popular de Aracruz (MPA) pudesse acompanhar o estudo viário do município”, disse Najara Hellen. 
  Segundo a manifestante, a desocupação foi pacífica. “Tiramos e limpamos tudo. Nada foi depredado. Não houve pichação, nada disso. Entregamos a chave do plenário e agora todo o grupo vai voltar para casa”, completou.
  Em nota, o MPA disse que agora vai às ruas do município para coletar assinaturas para abrir um projeto de lei de iniciativa popular que revogue a lei que aumentou o salário dos secretários.
Veja o Video no Link Abaixo:
Fonte: G1

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .