11 de maio de 2015

Primeira cooperativa de trabalho no ramo de reciclagem do estado é formalizada em Aracruz

  Após um ano de trâmite burocrático e preparação dos profissionais melhoradores de resíduos (catadores), a cooperativa de trabalhadores de materiais recicláveis de Aracruz é registrada pela Prefeitura e já possui seu CNPJ. Os catadores assumem nos próximos dias o Centro de Triagem dos resíduos recicláveis do Município, tornando-se a primeira cooperativa de serviço de reciclagem do estado. O serviço, realizado pela Gerência de Limpeza Pública e Coleta Seletiva, da Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos (Setrans), passa a ser feito pela cooperativa.
   Em julho de 2013, o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) foi assinado pelo prefeito Marcelo Coelho, em conjunto com o Ministério Público do Estado e o Ministério Público do Trabalho. O documento possui clausulas específicas sobre a cooperativa, como: Formalização da organização dos catadores em cooperativas/ associações; Apresentar o cadastro atualizado de todos os catadores de materiais recicláveis e seus familiares, com a devida comprovação de inclusão no Cadastro Único (CadÚnico); Fornecimento de equipamentos e estrutura para trabalho, entre outros. A assessora especial da Setrans, Juscela Mara, explica que o apoio da Prefeitura teve início de 2013, após assinatura do TCA e continua, entre cursos de capacitação, formalização na Junta Comercial e outras ações que também conta com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
A cooperativa de Aracruz esteve presente no “Encontro Regional de Catadores de Materiais Recicláveis do Espírito Santo”, evento realizado pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), em João Neiva, na tarde de quarta-feira (29). O evento concentra municípios próximos da região para discutir medidas que assegurem os direitos dos catadores. A diretora presidente da Aderes, Lúcia Dornellas, explica que “o objetivo do encontro é mostrar a importância de ter a parceria do Governo do Estado e Prefeituras no processo de organização dos catadores”. Lúcia Dornellas afirma que a Coleta Seletiva só é possível ser organizada quando possui o comprometimento de todos.
  A presidente da Associação dos Catadores de Aracruz, Júlia de Oliveira Dias, trabalha com reciclagem desde 1973, e veio ao município, há 24 anos, para continuar no ramo. Júlia Dias está motivada a continuar as ações na área de reciclagem. “Nós vamos trabalhar para mostrar que sabemos fazer o melhor respeitando o meio ambiente”.
  Juscela Mara completa: “Esta realização é um sonho dos moradores de Aracruz. Saber que seus resíduos recicláveis seguem uma distribuição correta, incentiva a separação na fonte. Contamos com o esforço em conjunto do Órgão Público, Cooperativa, Comércio, Empresas e também dos munícipes geradores que precisam separar, lavar e obedecer as regras de destinação, que serão divulgadas em breve com os dias e horários que o carro passará nos bairros”.
  A cooperativa assume o Centro de Triagem já com resíduos, que foram coletados pelo município, para começar o trabalho com produto. A assessora conta que a cooperativa é formalizada pelo Estatuto de Cooperativa de Catadores e devidamente chancelado (firmado) pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Junta Comercial do Estado. Juscela Mara ainda confirma que todo rendimento da cooperativa pertencerá aos próprios catadores e a fiscalização do serviço será mantida pela Setrans.

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .