26 de julho de 2011

Exames e vacinação contra hepatite em Aracruz


  A próxima quinta-feira (28) é o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais. Por isso, a secretaria de saúde de Aracruz realiza a partir desta semana ações de prevenção contra a doença. São oferecidos exames de sangue para a população com idade a partir de 45 anos e vacinação conta a hepatite B para jovens de até 24 anos, profissionais de saúde, gestantes, profissionais de salão de beleza (manicures e pedicures), de estúdios de tatuagem, usuários de drogas, profissionais do sexo, portadores de Doença Sexualmente Transmissível (DST), caminhoneiros, bombeiros e policiais, entre outros.
A ação acontece das 7h às 16 horas nas 17 Unidades Básicas de Saúde do município e nos cinco pontos de apoio nas localidades de Mambrini, Morobá, Novo Irajá, Biriricas e Mar Azul. Os interessados também podem procurar o Centro de Reabilitação de Aracruz (Creara), em frente à Praça São João Batista, e o Centro de Especialidades Médicas de Aracruz (Cema), em frente ao mercado municipal, no centro da cidade. É necessário levar o cartão de vacina para atualização. A vacina é administrada em três doses.
De acordo com a coordenadora do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais, Stela Maria Ferreira Pacheco, a única maneira de diagnosticar a Hepatite B e C é por meio de exames específicos. "A hepatite B é uma Doença Sexualmente Transmissível e, assim como a hepatite C, pode ser transmitida pelo sangue. Entretanto, temos que lembrar que não existe vacina contra hepatite C", informou.




Transmissão

A hepatite A é transmitida através da água e alimentos contaminados, mãos mal lavadas ou objetos contaminados pelo vírus. Já as hepatites B, C e D podem ser adquiridas através de relação sexual sem preservativo, uso de drogas injetáveis com seringas contaminadas, acidentes com instrumentos perfurocortantes em profissionais de saúde, durante a gravidez (transmissão vertical), transfusão de sangue contaminado, materiais cortantes odontológicos e cortantes estéticos (manicures, piercing, tatuagem etc.) não esterilizados.

Sobre as hepatites
As hepatites virais são doenças silenciosas, que não apresentam sintomas. Elas são graves, podem provocar cirrose e câncer. Se não forem tratadas podem até matar. O Sistema Único de Saúde oferta cinco medicamentos para a hepatite B (interferon, ribavirina, tenofovir, entecavir e adefovir) e dois para hepatite (interferon e ribavirina).
Em 2009, foram confirmados 14.601 casos de hepatite B e 9.747 de hepatite C, em todo o país. Os estados da Região Norte apresentaram as taxas mais elevadas de hepatite B e, os estados das regiões Sudeste e Sul, apresentaram o maior índice de hepatite C.

1 comentários:

meu bem querer disse...

prevenir nao custa nada... saude é riqueza de Deus para nós...

add nosso Blog e fique bem informado

. - .