12 de abril de 2012

A VERDADE SOBRE AS CASAS POPULARES DE BARRA DO RIACHO, ESCRITO POR QUEM VIVEU E ESCREVEU A PRÓPRIA HISTÓRIAS COM AS PRÓPRIAS MÃOS!


 Venho por meio deste comunicado, relatar o meu profundo sentimento de indignação com as apelações vista nos últimos dias lideranças de vários seguimentos forçando a barra em querer aparecer como o pai da criança nas construções das casas populares em Barra do Riacho, penso que todos  que participaram direta e indiretamente nas lutas merecem os méritos porém agora pessoas que sempre foram contra o bairro Nova Esperança, que nem mesmo, o pé se colocou sobre aquelas terras, no momento em que aquele povo tão sofrido precisava desde de uma ajuda de um coberto, comida, remédio, uma lajota, um apoio sei lá qualquer coisas um abrigo após a desocupação covarde patrocinada pela prefeitura e governo do estado. Sinceramente fico pasmo lideres agradecendo prefeitura por construir casas no lugar de casas, isso não é mais que uma obrigação já que o município nunca teve uma politica habitacional em Barra do Riacho.

 Se houve uma ocupação naquela localidade a culpa foi da própria administração que na fez para que mesma fosse evitada, e na demorada de reaver o terreno só promoveu o avanço das construções das casas aumentando e alimentando o sonho da casa própria. Quero lembrar que nossas ações quanto presidente da Ong Amigos da Barra do Riacho, desde do inicio foi se posicionar do lado do moradores do bairro Nova Esperança denominado assim pelos moradores daquela localidade por aproximadamente um ano e dois meses, a onde todas entidades se colocaram contrário aos moradores, ao contrario nós nos colocamos a disposição daquela comunidade como manda nosso estatuto que é de defender os seus, e representa-los quando solicitado assim foi feito, somos eleitos pela comunidade para representa-la e não pra se omitir  quando solicitação como feito em vários apelos a todos lideres da comunidade sem sucesso tendo apoio somente da Ong Amigos da Barra do Riacho. 

Ressalto ainda que esta instituição legitimada é a única que tem o maior conhecimento dos desfechos das construções das casas até mesmo pelo seu envolvimento no processo tanto moral, ético e jurídico, vejo também varias informações erradas a respeito das obras, doação de terrenos..... Justamente por falta de conhecimento de algumas pessoas que querem agora tomar afrente de uma luta que a tempo vem sendo travada por nós com muitas dificuldades mais de muitas conquista em conjunto com os moradores desalojados, posso afirma isso por que somos autoridade no assunto.

  • Considerando que organizamos a pedido da prefeitura os cadastros dos moradores do bairro Nova Esperança.
  • Considerando que elaboramos o TAC, Termo de Ajustamento de Conduta, com a Defensoria Pública Estadual e Prefeitura de Aracruz.
  • Considerando que juntamente com os moradores asseguramos os alugueis sociais e manutenção dos mesmos quase que diariamente indo até a prefeitura lutar pelos direitos dos desalojados.
  • Considerando que no TAC, contém um artigo que deixa claro que 313 famílias receberam suas casas em sistema de adoção e não com pagamento de parcelas como tenho visto por ai.
  • Considerando que no TAC, é a segurado como representante  legal da moradores a Ong Amigos da Barra do Riacho a pedido da comunidade por ter sido a única entidades que passou confiança aos interessados ou moradores. No TAC ainda assegura que a ONG a todo tempo fiscalize as obras até o seu desfecho final.
  • Considerando que em todos manifestos e reuniões referente ao assunto somente nós estávamos à frente em defesa da causa, assim sendo a única que de fato lutou diretamente pra que hoje possa ser possível sonhar com a casa própria.
  • Considerando que fizemos tudo que estava em nosso alcance, indo até, em Brasília peticionar juntos aos Ministérios da Cidades e Justiça, Comissão de Direitos Humanos, Senador Paim, Senadora Ana Rita e governador Renato Casagrande um dossiê contendo o histórico de Barra do Riacho, origem de demarcações de terras, doações e grilagens de terras.
  • Considerando que observar de longe as coisas acontecerem, e protocolar documento a fim de tirar a proveito na primeira oportunidade é no mínimo covardia e sem moral ética, é muito fácil uns lutarem enfrentar policia, correr risco de morte, responder  processos em defesa do povo, sofrer danos morais, perca materiais, ser humilhados e outros sem se quer, ter apenas um arranhão, querer agora levar os créditos o que é pior sem ter dado um único dia de trabalho naquela comunidade de 1.600 pessoas no total de 313 famílias.
  • Considerando que nenhuma outra entidade conheceu ou conhece aquela localidade e pessoas que ali viveram como nós da ONG, exigirmos no mínimo o reconhecimento que merecemos.

Por todas as considerações acima citadas e outras que por hora não me lembro, por estar pasmo, com que tenho lido por ai, vendo varias lideranças se pronunciando como se tivessem se dedicado até o impossível, quem ler o que tenho lido, se não conhecer a história real nem de perto imaginará que esta a frente de uma grande mentira.
Por estes motivos e outros temos que frear essas pessoas aproveitadoras, esta ficando ridícula esta situação, em varias frentes seja no transporte publico, saúde, educação, trabalho e emprego e MORDIA......  Nós vamos pra cima manifestando quando esgota as negociações em reuniões, denuncias escritas formalizadas no MP, Defensoria Pública, Prefeitura...., é publica e notória nossas atitudes, sempre acompanhada pelos moradores da comunidade, todo município e estado em noticiários locais, blogs, jornais, TV  etc....

Fica uma pergunta pra todos, nos últimos anos, os acontecimentos que envolvem reinvindicações, de trabalho e emprego, meio-ambiente, revitalização e duplicação de rodovias, saúde pública, o não aumento da passagem, o abaixo discriminação a Barra do Riacho, reforma da escola Caboclo Bernardo, a abertura da Boca da Barra em apoio aos pescadores, carregando ponto de ônibus nas costas no bairro São Pedro de dia com o sol quente pra expandir pontos e mais horários cavando buraco e MAIS MORADIA.... Vocês sabem quem esta a frente de tudo isso ou não sabem? Podem alguns não gostarem de mim, normal outros não concorda com meus métodos, mais uma coisa não tem como negar até por que todos veem na frente de tudo isto esta VALDINEI TAVARES E SEUS SEGUIDORES.

Pode parecer arrogante escrever desta forma, peço desculpas pela maneira direta de informa a comunidade e a todos. Por Deus que não gostaria de narrar tudo isso, mais fui obrigado a fazer, divido as situações de aproveitamento de pessoas, sem moral ética. Dirijo-me as pessoas que afirmam estar a frente de tudo e de todos sem respeitar as nossas lutas.
Senadora Ana Rita do PT atendendo a nosso pedido moradores na quadra de Barra do Riacho.

Estendo os nossos créditos as instituições externas, OAB-ES, MPA, MST, MTL, Conselho Estadual de Direitos Humanos, Defensoria Pública Estadual, Drº Gilcineia, Drº Alexandre Amaral, Movimento Nacional Pela Moradia, Igrejas, Senadora da Republica Ana Rita, SUPORT, SINTICEL, Federação Nacional Portuária, Ministério das Cidades, Senador da República Paim. Apoios internos, na comunidade Igrejas, comerciantes, blogs por noticiar nossas lutas, moradores e Ong Amigos da Barra do Riacho. Todos citados merecem os créditos pelas conquistas, quando solicitados por nós fomos ouvidos, atendidos e apoiados.
Valdinei Tavares

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .