30 de abril de 2013

Após 52 anos desativada, igreja é reinaugurada em Aracruz, ES

Missa que reinaugurou igreja ocorreu neste domingo (28), em Jacupemba. Reforma foi possível por causa de ação entre moradores.
A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no distrito de Jacupemba, em Aracruz, Norte do Espírito Santo, foi construída na década de 1940 e funcionou por 15 anos até ser desativada. Neste domingo (28), a "igrejinha", como é chamada pelos fiéis, foi reinaugurada após 52 anos entregues à ação do tempo. A reforma só foi possível por causa de uma ação entre os moradores da localidade.
Igreja foi reinaugurada após 52 anos sem funcionar, em Jacupemba, Aracruz (Foto: Reprodução/TV Gazeta Norte)
  A aposentada Helena Cometti contou que a melhor lembrança da igreja foi seu casamento, uma união que durou 53 anos. "Foi dia 25 de novembro de 1950. O padre nos casou e depois fomos para uma festinha, na casa de meu pai. Tivemos muitos filhos e três ou quatro foram batizados na igrejinha", disse a idosa.
  A história de dona Helena e de outros antigos moradores já estava se perdendo nas ruínas do prédio. Foi pensando nisso que surgiu uma comissão para arrecadar dinheiro na comunidade. Os moradores doaram, ao todo, R$ 29 mil. "Eu batia de porta em porta e pedia. As pessoas foram doando e fomos nos empolgando. Fizemos rifas que foram um sucesso, vendíamos tudo. Foram três anos e meio nessa correria", contou a coordenadora da comissão de reforma Maria Helena Valentina.
  A restauração durou três anos e o formato original e as cores foram mantidos. O resultado agradou a comunidade. "A restauração ficou muito bonita. É uma igreja antiga, um patrimônio, a história do local está nela, onde muitos foram batizados e casaram", disse a secretária Flávia Sussi.
  A reforma acontecia durante os fins de semana. Homens e mulheres da comunidade ajudaram. O produtor rural Valdir Ravani foi uma das pessoas que se emocionaram ao ver a igreja pronta. "Estou feliz demais. Graças a Deus, estou feliz com o resultado", disse.
  Os quadros e santos também foram restaurados e ficaram guardados na casa de uma moradora até a inauguração. Neste domingo, esse foi o local de onde partiu a procissão até a igreja, para a primeira celebração após 52 anos. "É muito gratificante ver os olhares das pessoas mais velhas, passando a mão nas paredes. Muita gente falava que não tinha mais jeito, que era melhor passar um trator por cima da igreja. Mas confiamos e colocamos o local em pé, do jeito que era antes", disse a coordenadora Maria Helena Valentina.
FONTE: G1/ES

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .