22 de abril de 2013

Rio Riacho - Aracruz pede Socorro 1

Matéria Publicada na Folha do Litoral dia 18/01
Clique na Imagem para Ampliar

18/01/2013 às 08:14
Poluição do rio Riacho preocupa moradores
   Moradores de Barra do Riacho, em Aracruz, estão alarmados com a elevada poluição por esgotos e metais pesados do rio Riacho. O manancial, nos últimos anos, vem sofrendo diversos impactos ambientais decorrentes da implantação de indústrias e principalmente do lançamento de efluentes sem tratamento, responsáveis pela poluição orgânica e de metais pesados.

   A comunidade quer a mobilização das autoridades e empresas locais para uma campanha de revitalização e conscientização da população a respeito do problema. A região hidrográfica do rio Riacho apresenta uma área de 2.136 km², formada pelas bacias do córrego Biriricas, rio Laranjeiras, rio Piraquê-açu, córrego Sauê, córrego Barra do Sahy, córrego Piranema e rio Riacho. As duas maiores bacias são as dos rios Riacho e Piraquê-açu. O rio Riacho é formado pela Lagoa do Aguiar, que tem em sua bacia o córrego Quartel, rio do Norte, córrego São José, córrego Guaxima e córrego do Índio.

   Em Barra do Riacho está a maior bacia pesqueira do município, habitat de peixes nobres como o dourado, namorado e marlin, além de camarões sete barbas e lagostas. Devido ao desmatamento das matas ciliares e da consequente ocorrência de assoreamento dos cursos de água, as comunidades situadas na foz do rio Riacho estão sujeitas ainda a sérios riscos de enchentes, com prejuízo inclusive para a colônia de pescadores. (Com informações dos blogs de Barra do Riacho).

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .