22 de abril de 2013

Rio Riacho - Aracruz Pede Socorro 2

Matéria Publicada em 07/04 Jornal Atribuna Pag 25

Moradores denunciam poluição em rio no Norte
  Representantes da Associação de Moradores e da Colônia de Pescadores de Barra do Riacho, distrito do litoral de Aracruz, no Norte do Estado, se mobilizaram para reivindicar a despoluição e a revitalização do rio Riacho, uma das bacias hidrográficas mais importantes da região. De acordo com o líder comunitário Tiago Porto, o rio Riacho vem sofrendo diversos impactos ambientais decorrentes da implantação de indústrias e lançamento de efluentes sem tratamento no leito do rio. Ele também declarou que boa parte do rio, principalmente nas imediações da foz do manancial, está contaminada com alto índice de coliformes fecais provenientes do lançamento de esgoto residencial no rio Riacho.
  “A nossa comunidade quer que as autoridades e empresas locais elaborem um projeto de revitalização e façam um trabalho de conscientização. Já fizemos várias denúncias ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e à prefeitura sobre a poluição desse rio e até agora não tivemos respostas”, lamentou o líder comunitário.
Já o presidente da Colônia Z-7 de Pescadores de Barra do Riacho, Antônio Luiz Vitorino, também disse que está preocupado com a poluição do rio Riacho, afirmando que a atividade pesqueira na região já está comprometida. “É uma situação que dá pena e nos faz até chorar. É tão grave a poluição desse rio que a atividade pesqueira está com o futuro condenado, devido à falta de preservação desse manancial”.
ÁREA
  Ele lembrou que a região hidrográfica do rio Riacho apresenta uma área de aproximadamente dois mil quilômetros quadrados, onde estão situados os rios Laranjeiras, Piraqueaçu, Riacho, além dos córregos Biririca, Sauê, Barra do Sahy e Piranema.
  Em Barra do Riacho situa-se a maior bacia pesqueira do município, onde são encontrados peixes como dourado, namorado e marlin, além de camarões sete barbas e lagostas.

Prefeitura vai fiscalizar
A prefeitura de Aracruz declarou que o setor de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai até o local verificar a existência dos problemas denunciados pelos m o ra d o re s.
“Se for constatada irregularidade, a prefeitura vai autuar as empresas que porventura estiverem
lançando efluentes no rio Riacho e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) fiscalizará a emissão
de esgoto residencial no manancial”, diz a nota. Já o diretor técnico do Iema, Tarcísio Föeger, disse que em recente fiscalização feita às empresas na região de Barra do Riacho, uma delas foi autuada pelo órgão
por lançamento de efluentes sem o devido tratamento. Porém, ele não disse qual a empresa e nem informou o valor da multa. Föeger informou que a maior parte da contaminação é proveniente de esgoto residencial e que já acionou o Saae de Aracruz para fazer a fiscalização para eliminar as ligações irregulares que chegam até o leito do rio Riacho.



0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .