22 de abril de 2013

Rio Riacho em Aracruz pede Socorro 3

Matéria Publicada em Agazeta 20/04

População denuncia agressão ao Rio Riacho

  O curso de água vem sofrendo diversos impactos ambientais, tais como o recebimento de metais pesados e resíduos sem tratamento feito por indústrias da região.

  Moradores de Barra do Riacho, em Aracruz, procuraram a coluna para dizer que o Rio Riacho “está pedindo socorro!” Segundo o líder comunitário Tiago Porto, o curso de água vem sofrendo diversos impactos ambientais, “tais como o recebimento de metais pesados e resíduos sem tratamento feito por indústrias da região”.
  Tiago pede que as autoridades e empresas locais façam a revitalização o rio e promovam a conscientização da população quanto ao problema. “Aqui situa-se a maior bacia pesqueira do município. Tem peixe nobre como o dourado, o namorado e o marlim, além de camarões sete barbas e lagostas. Devido ao desmatamento das matas ciliares e da consequente ocorrência de assoreamento dos cursos de água, as comunidades da foz do Rio Riacho estão sujeitas às enchentes, com prejuízo inclusive para a colônia de pescadores”, denuncia Tiago.
  Nós encrencamos, e a Prefeitura de Aracruz disse que a fiscalização ambiental iria autuar as empresas que “por ventura estiverem lançando efluentes de forma irregular no rio”. Vamos acompanhar o caso para ver se cessam agressões como as relatadas e fotografadas pelo nosso leitor. Estamos de olho!


0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .