10 de maio de 2013

Aracruz vai receber 40 câmeras de videomonitoramento


  Câmeras de videomonitoramento irão tornar ruas de 16 municípios do Estado mais segurasIsso porque o Governo do Estadopor meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sespinvestiu,aproximadamente, R$ 41 milhões na aquisição de 1.000 câmeras de segurança.
 

vigilância tecnológica nas ruas faz parte do projetoque integra as ações do Programa Estado Presente,uma das prioridades do Governo do Espírito Santo, queobjetiva enfrentar a violência com ações policiais e deinclusão social. O convênio com os 16 municípios foifirmado na tarde desta quarta-feira (08).

"Em uma semana foram três ações em favor da redução da criminalidade. Na segunda-feira, lançamos o dispositivo Placa Legal, ontem, lançamos o edital de contratação das tornozeleiras eletrônicas para os presos e, hoje, anunciamos a disponibilização de mil câmeras de videomonitoramento para auxiliar os municípios na prevenção a violência. Estamos fazendo um trabalho importante até agora, mas precisamos avançar mais. Vamos continuar trabalhando intensamente para garantir mais segurança e dignidade para as famílias capixabas", pontuou o governador Renato Casagrande.

O secretário de Segurança, André Garcia, enfatizou que a instalação das câmeras é um mecanismo importante para a prevenção de crimes. “A redução dos índices de criminalidade nas vias públicas com áreas monitoradas é de 60%. Essa é uma importante ferramenta para prevenir e solucionar crimes. O trabalho é realizado em parceria com os municípios na prevenção e combate à violência. O Estado investe na tecnologia para que o município realize o monitoramento das câmeras. O trabalho é integrado junto às polícias e, sem dúvida, um mecanismo importante para as ações da segurança pública”.
Municípios
 
Os municípios da Grande Vitória, como Serra, Vitória, Vila Velha e Cariacica, receberão 100 câmeras cada, bem como Cachoeiro de Itapemirim, que contará com a mesma quantidade de equipamentos. Linhares, Colatina, São Mateus e Guarapari contarão com 80 câmeras cada. Aracruz e Viana, 40 por município. Já Baixo Guandu, Conceição da Barra, Jaguaré, Sooretama e Pedro Canário receberão 20 câmeras de videomonitoramento por região.
 
O prazo para implantação do sistema é de 180 dias. A Sesp fornecerá aos municípios equipamentos de radiocomunicação, que estabelecem os circuitos de dados (links) entre a central de monitoramento e as câmeras, software de gerenciamento e armazenamento das imagens, componentes auxiliares, materiais necessários, serviços de instalação e treinamento de operadores.

O espaço físico para implantação ou ampliação da Central Integrada de Monitoramento (CIM), mobiliários e recursos humanos para executar as atividades de monitoramento das câmeras é de competência dos municípios.

Para o chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, as câmeras irão ajudar a identificar autores de crimes. “As imagens captadas pelas câmeras são de alta qualidade e serão geradas para as centrais de videomonitoramento dos municípios e para o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) para o acionamento das forças policiais. Para a polícia, a informação é fundamental no combate ao crime”, disse Joel.
 
Fonte: Governo do Estado ES

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .