25 de março de 2015

Programa incentiva melhorias na educação pública de Aracruz

A iniciativa visa contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública no município
   A empresa Fibria do Grupo Votorantim renovou, no dia 16 de março, o convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Aracruz para dar continuidade às ações do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) no município. O projeto, que é uma iniciativa do Instituto Votorantim e abrange os municípios onde as empresas do grupo atuam, o que inclui Aracruz e Conceição da Barra, no Espírito Santo, visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional.

  Na solenidade, realizada na Secretaria Municipal de Educação de Aracruz, estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Acácia Amaral, a consultora de Sustentabilidade da Fibria, Lícia Lucas Cantarella, o consultor técnico da Comunidade Educativa (Cedac), Fernando Mendes, e parte da equipe técnica da Secretaria.

  Este ano, o PVE tem como proposta trabalhar o tema “Família e escola juntas – uma atitude que transforma”, adotando cinco atitudes a favor da educação, que fazem parte do Movimento Todos pela Educação – TPE (movimento da sociedade brasileira que visa assegurar a crianças e jovens o direito à Educação Básica de qualidade). São elas: valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento; promover as habilidades importantes para a vida e para a escola; colocar a educação escolar no dia a dia; apoiar o projeto de vida e oprotagonismo dos alunos; e ampliar o repertório cultural e esportivo das crianças e dos jovens.

  Segundo o TPE, para que a Educação seja uma prioridade nacional, é preciso que ela faça parte do dia a dia da sociedade e que seja incorporada como um valor. O que se espera é que as famílias e a comunidade próxima, independentemente da escolaridade e da localidade onde estão inseridas, consigam ajudar as crianças e os jovens a entenderem a Educação como parte fundamental do desenvolvimento integral.

  A consultora de Sustentabilidade da Fibria, Licia Lucas Cantarella, fala sobre a a parceria. “Com a renovação do convênio continuaremos juntos por mais um ano, compartilhando objetivos e responsabilidades em relação à melhoria dos indicadores da qualidade da educação no município, tendo o envolvimento da família na escola como eixo estratégico das ações que serão desenvolvidas nos quatro ciclos do projeto”, explica.

  Para a secretária Municipal de Educação de Aracruz, Acácia Gleci do Amaral Teixeira, a iniciativa é fundamental para dar continuidade às ações de fortalecimento da gestão educacional. “Temos diante de nós um grande desafio que envolve as famílias e a sociedade, que é promover a melhoria da educação. Aracruz tem o privilégio de estar entre os 15 municípios do país contemplados pelo projeto e a parceria é uma oportunidade para a formação de professores e gestores, além de um incentivo às ações na área da leitura, por meio do concurso Tempos de Escola. Nosso objetivo é fazer de Aracruz uma cidade educadora e essa parceria nos fortalece e incentiva”, observa.

  Sobre a Fibria – Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas situadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 970 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 343 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém cerca de 18.900 trabalhadores, entre empregados diretos e indiretos, e está presente em 254 municípios de sete Estados brasileiros.
 Fonte: Jornal Entrevista 

0 comentários:

add nosso Blog e fique bem informado

. - .