22 de julho de 2011

Entidades intermediam a retirada de famílias de ocupação em Bicanga - Serra -ES

  Representantes de entidades de direitos humanos visitaram na tarde desta sexta-feira (22) a ocupação feita em Bicanga, na Serra, em uma área pertencente à mineradora Vale. O local foi ocupado pelas famílias no último domingo (17), mas a companhia conseguiu a reintegração de posse. O temor é que haja truculência na retirada das famílias da área.
O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Genivaldo Lievori (PT), junto com lideranças de outras entidades estiveram no local para intermediar a retirada das famílias, para que elas fossem levadas para outros locais, sem que isso ferisse sua integridade.
As famílias ocuparam a área, que é de preservação ambiental, por não conseguirem arcar com os altos valores de alugueis cobrados na região.  Situação semelhante à ocorrida no loteamento Nova Esperança, localizado no distrito de Barra do Riacho, em Aracruz, no norte do Estado, em que a especulação imobiliária fez inflar os preços dos alugueis, levando os moradores a recorrerem à ocupação de áreas sem uso.
No entanto, em Nova Esperança, a reintegração de posse, requerida pela prefeitura do município, foi feita de forma truculenta e as famílias que tiveram as casas destruídas e não tinham para onde ir foram abrigadas na quadra de esportes do município e lá permaneceram até que fosse assinado em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre os moradores, Defensoria Pública e prefeitura. O TAC prevê que o executivo municipal deve arque com o aluguel social das famílias até que sejam disponibilizadas moradias definitivas de algum programa habitacional.
Mesmo com a celebração do Termo, a prefeitura não contratou os alugueis no tempo estabelecido e, até o início deste mês, cerca de 130 famílias ainda estavam na quadra de esportes. No entanto, a alimentação fornecida pela prefeitura foi suspensa no dia 30 de junho. Desde então, as famílias têm sobrevivido de doações tanto de alimentos quanto de roupas, produtos de higiene e limpeza e cobertores.

4 comentários:

Mari disse...

Seguindo
http://marifriend.blogspot.com/

lais dorea disse...

obrigada
estou seguindo aq
mt interessante as coisas que voc escreve
bjoos

http://laydorea15.blogspot.com/

lais dorea disse...

obrigada
estou seguindo aq
mt interessante as coisas que voc escreve
bjoos

http://laydorea15.blogspot.com/

Tαtαh disse...

Oi.. seguindo o seeu blog!!! Segue tbm!!!
http://echidellanima.blogspot.com/

* vi seeu blog eeim uma comu do orkut!!!!

Abraçooo *-*

add nosso Blog e fique bem informado

. - .